Revista Veja faz matéria sobre Pantanal e as 'mudanças' do Mais VocêO SBT é craque em usar velharias para inflarsua audiência. Faz isso de novo com Pantanal
Marcelo MartheMarcos RosaJuma Marruá, a mulher-onça: banho pelada, mas em águas turvas
Silvio Santos é um empresário manhoso. De tempos em tempos, ele irrita os concorrentes com alguma manobra heterodoxa. Em 2001, pegou a Globo de surpresa ao pôr no ar o programa Casa dos Artistas, que usava da mesma fórmula que o Big Brother, então em gestação na emissora rival. O reality show com celebridades brasileiras de segundo escalão foi um enorme sucesso de ibope. No começo de junho, Silvio fez outra jogada ladina: ressuscitou a novela Pantanal, que se tornou um marco da televisão brasileira ao ser exibida pela extinta Rede Manchete, em 1990. Nunca antes um folhetim produzido fora dos domínios da Globo havia alcançado audiência tão expressiva. Com suas imagens plácidas do Pantanal Mato-grossense e cenas de nudez, a trama de Benedito Ruy Barbosa chegou a bater a emissora líder e forçou-a a fazer mudanças em sua programação. A volta de Pantanal no SBT não foi tão retumbante, mas causou estrago. Antes, a emissora não alcançava mais que 8 pontos no ibope na faixa das 10 da noite. Na terça passada, com o primeiro banho de rio da mulher-onça Juma Marruá (Cristiana Oliveira), obteve 14. Foi um banho meio turvo, é verdade, já que a qualidade da imagem é sofrível – o SBT simplesmente tirou as fitas de Pantanal das velhas latas onde estavam guardadas e as pôs para rodar sem submetê-las a ajustes de cor e brilho.
O bote de Silvio Santos fez Benedito Ruy Barbosa subir pelas paredes. Ele pede na Justiça a suspensão da exibição de Pantanal. “Puseram no ar e um abraço. No Brasil, direito autoral é um lixo”, diz Ruy Maurício Barbosa, filho do noveleiro. Benedito havia vendido os direitos do texto à Globo, num negócio de 2 milhões de reais. Pode amargar um prejuízo se o SBT mantiver a novela no ar e a Globo desistir da compra.
Silvio obteve as fitas de Pantanal do empresário José Paulo Vallone, que por sua vez as adquiriu dos administradores da massa falida da Manchete. Silvio é exímio em exumar bons produtos do cesto de velharias de outras emissoras. Ao longo dos anos, ampliou a audiência do SBT graças a “clássicos” da TV latina como Chiquititas, Chaves e Carrossel. Acaba de reviver uma gincana japonesa que no passado fez sucesso no Domingão do Faustão. Há algo de divertido na maneira como ele usa esse expediente. Mas há também algo de melancólico. Ele aponta para uma falta total de estratégia de longo prazo – uma falta de desejo de criar.“
“Chamado à realidade
O que a Globo está fazendo (até agora em vão)para reanimar o ibope de Ana Maria Braga
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário