EXCLUSIVO:Curiosidades dos 40 anos de novelas no Brasil
* O personagem Zeca Diabo, vivido por Lima Duarte, era para permanecer apenas cinco capítulos em O Bem-Amado. Mas o personagem ficou na trama, matou Odorico Paraguaçu e inaugurou o cemitério de Sucupira.
* A novela mais antiga do mundo é a americana The Guiding Light, do canal CBS. Ela foi criada no rádio em 1937 e permanece na tevê desde 1952.
* A primeira história contada na tevê brasileira foi A Vida Por um Fio, em novembro de 1950, dois meses após a inauguração da pioneira TV Tupi de São Paulo. Era uma adaptação de Cassiano Gabus Mendes para o filme americano Sorry, Wrong Number.
* A novela A Deusa Vencida, exibida pela TV Excelsior em 1965, é considerada a primeira superprodução do gênero. A trama era de Ivani Ribeiro e marcou a estréia de Regina Duarte.
* A primeira novela com texto totalmente brasileiro para a tevê foi Ambição, de Ivani Ribeiro. Exibida em 1964 na TV Excelsior, a trama focalizava uma moça pobre que desejava ascender socialmente.
* As primeiras novelas da Globo foram Ilusões Perdidas, de Ênia Petri, e Rosinha do Sobrado, de Moysés Weltman, ambas exibidas em 1965.
* Para tentar "salvar" a novela Anastácia, A Mulher Sem Destino, em 1967, a Globo pediu "socorro" para Janete Clair. O autor Emiliano Queiroz não sabia mais como conduzir a trama e a autora solucionou o problema provocando um terremoto na ilha onde se passava a novela e eliminando a maioria dos personagens.
* Dona Maroca, vivida por Maria Aparecida Baxter, foi fulminada por um infarto em Redenção. Mas o autor Raimundo Lopes teve de "ressuscitar" a personagem após a audiência diminuir. Com isso, o Doutor Fernando Silveira, interpretado por Francisco Cuoco, realizou o primeiro transplante de coração bem-sucedido do mundo.
* Irmãos Coragem foi a maior novela escrita por Janete Clair. Exatos 328 capítulos, sendo a quarta maior do gênero no Brasil.
* A Globo comemorou, em 1975, dez anos de produção de novelas e cinco na liderança da audiência com Gabriela, a primeira grande adaptação literária da emissora.
* Saramandaia, de Dias Gomes, introduziu o realismo-fantástico em 1976 na teledramaturgia brasileira, com personagens como João Gibão, Dona Redonda e Zico Rosado.
* O Casarão, exibida na Globo, foi uma das poucas histórias da telenovela brasileira narrada de forma não-linear. A trama se desenrolava simultaneamente em 1900, 1926 e 1976.
* Estúpido Cupido, de Mário Prata, foi a última novela em preto e branco no horário das 19 horas da Globo. Mas os dois últimos capítulos foram exibidos em cores, para mostrar o paradeiro dos personagens em 1977, quando acabava a novela.
* Dias Gomes estreou na Globo ao assumir A Ponte dos Suspiros, em 1969, com o pseudônimo de Stela Calderón. Foi a última novela supervisionada por Glória Magadan na Globo. A cubana foi dispensada da emissora e encerrou a sua carreira de autora no Brasil com o fracasso E Nós Aonde Vamos?, na TV Tupi, em 1970.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Ler essas curiosidades pra mim é viver uma história de novelas que não pude acompanhar. Valeu!
P.S. www.cascudeando.zip.net
Sou o dono do blog mundo da tv
, e vi seu pedido para ser parceiro do nosso Blog...
Com os seu Blogs:
Rede News e Rede Novelas...
Gostei dos seu Blogs e aceito ser seu parceiro...
Vo colocar la no blog q vc é meu parceiro ok??
Espero q coloque no seu tambem...
Postar um comentário